sexta-feira, 1 de abril de 2016

Nhoque de mandioca sem glúten com molho de cenoura com batata doce e canard

Oi meninas segue mais uma receitinha do Arthur, resultado de uma mãe com bebê mega seletivo que ama demais farinha de trigo e que precisa variar a farinha para não prejudicar a saúde desse pequeno gourmet.
Mais fico feliz em saber que com isso também posso ajudar mamães, cujo os bebês não podem consumir glúten …
O canard vocês podem substituir por carne moída, frango enfim a carne preferida do seu bebe. 
Essa receita pode ser oferecida a partir dos 6 meses, no Brasil não usamos queijo na dieta com essa idade , então não usem . Ela não fará diferença na textura é mesmo para dar mais sabor.  
Aqui podemos dar queijo curado à partir dos 5 meses de idade. Conforme tabela que deixarei disponível aqui mesmo.
Vamos a receita! 

Ingredientes:
1 Mandioca média
3 colheres de sopa de emmental ralado
Noz moscada , paprika doce e  sal marinho  (vocês podem usar as ervas que seus bebes mais gostam) essas são algumas das que o Arthur gosta. 
Farinha de arroz apenas para sovar a massa (não medi) Foi um tanto no olho, mais arrisco dizer que foi aproximadamente uma colher de sopa rasa.  

Molho:
1/2 batata doce daquela mais laranjinha
1 cenoura
carne de sua preferência…Eu usei uma do tamanho de uma almôndega.
Temperos de sua preferencia, eu usei cebolinha, cominho e um tantinho de sal marinho.


Preparo:
Cozinhe a mandioca até que esteja bem macia, escorra , seque e amasse com um garfo. Se não secar ela vai ficar muito úmida e será necessário  muita farinha de arroz e isso pode comprometer a textura da massa e o sabor. É preciso sentir o sabor da mandioca. 
Depois de fria , junte o emmental e os temperos, amasse bem , ela ja estará na consistência de nhoque perfeita para modelar.
Depois de sovada a massa , salpique a farinha de arroz , faça isso até a massa ficar bem lisinha, não precisará muito , a farinha é mesmo para que o nhoques não se desfaçam ao cozinhar, a farinha dará a liga necessária para isso não acontecer.

Preparo do molho:
Cozinhe a carne a cenoura e a batata doce, quando estiverem macias , coloque tudo em um processador e triturem, volte pra panela e coloque temperos e voilà está pronto !

Uma idéia que eu tive quando vi Arthur comendo mesmo sem cozinhar, foi fazer tipo croquete e rechear com carne , frango . Neste caso do croquete não adicionem a farinha de arroz , basta a mandioca e a queijo…Enfim…Caso alguém queira fazer o croquete antes de mim, por favor me enviem comentários se deu certo. Bisous em todas  et  Bon appétit ! 

Ah..Caso não saibam como preparar o nhoque, basta jogar as bolinhas em água fervente e esperar que subam. Quando subir estão prontas!


Aqui é a massa sem a farinha de arroz, vejam como ficou sequinha


Aqui já e a massa com a farinha de arroz e modelada …Pronta para ir para a panela de agua quente.

 Do lado esquerdo são os nhoques cozidos, do lado direito os nhoques cru

Esse é o molho pronto ! 




                E essa é a tabela que tenho sobre  introdução alimentar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spagueti na forma de muffin

Vai receber visita e não sabe o que fazer?  Gentemmm essa é a receita !! Bonita, rápida e deliciosa !!! Vamos a receita! Ingredientes: ...